Movimentos Artísticos de Van Gogh


Ao longo da sua carreira, van Gogh adotou vários movimentos artísticos nas suas pinturas, mas os mais evidentes foram o impressionismo e o pós-impressionismo.


IMPRESSIONISMO

__________________________________________________________________________________________________________________


("Doze Girassóis numa Jarra" - 1888)


Este movimento artístico surgiu na pintura francesa no século XIX. O nome do movimento deriva da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet. Os autores impressionistas não se preocupavam com os conceitos do Realismo.

A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.


PÓS-IMPRESSIONISMO

__________________________________________________________________________________________________________________


("Noite Estrelada" - 1889)


O pós-impressionismo consiste num grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. 

A cor e bidimensionalidade eram os valores específicos que acentuaram a pintura pós-impressionista.


A maioria dos seus artistas, são também considerados impressionistas e partiram daí para tendências diversas, como é o caso de van Gogh. Isto deveu-se ao facto de alguns destes artistas se sentirem limitados e insatisfeitos pelo movimento impressionista, pois queriam ir mais além e ultrapassar a "Revolução de Monet".Este movimento insurge-se contra o impressionismo devido à sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.


Alguns dos principais pintores pós-impressionistas foram van Gogh, Paul Guaguin e Paul Cézanne.

Pesquisado e Elaborado por: Ernesto Rodrigues

3 comentários:

Fomente a sua opinião, ela é muito importante para nós...